O debate contou com a presença de líderes de setores, tais como: José Carlos Becker - Presidente da Associação Brasileira dos Trasportadores Internacionais (ABTI), Walter Arns - Presidente da Associação dos Arrozeiros, Fernando Menezes - Zootecnista e Membro da Emater e o Professor Santana da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).
O objetivo proposto pelo debate foi entender um pouco melhor os problemas vividos pela região da fronteira-oeste e possíveis soluções a curto e médio prazo.
Durante quase dez minutos tive a chance de participar e fazer algumas ponderações, tais como:
É muito importante a reativação da nossa Usina, tanto para a arrecadação do município (gira em torno de 12 milhões de reais ano), quanto para o fornecimento de energia, uma vez que, em sua capacidade plena pode gerar até 15% da energia do Estado do Rio Grande do Sul. No entanto, fica muito difícil de entender a principal função de sua existência, que é a geração de emprego e renda. Porque digo isso? Pelo simples fato que existe uma restrição federal que "inibe ou melhor, proíbe a vinda de empresas de grande porte e multinacionais em razão que até 150km da faixa de fronteira não podemos ter maiores investimentos". Ou seja, a região da fronteira está totalmente prejudicada enquanto não se revogar esse absurdo!
Levantei a questão da Educação, seja com a criação de Escolas Técnicas e também com um novo modelo, mas que foi idealizado por um antigo político, o saudoso "Leonel Brizola" que visualizava a Escola em Tempo Integral para as crianças e adolescentes! A criação de novos e valorização dos Conselhos Tutelares e o Planejamento Familiar. Fora isso, dar condições de estudo aos acadêmicos da Universidade do Pampa (UNIPAMPA).
E por último, algo que se arrasta por anos que é a necessidade da REFORMA TRIBUTÁRIA! Na oportunidade até brinquei dizendo o seguinte: "os heróis farroupilhas devem estar se remexendo em baixo da terra em razão de tamanha discrepância que ocorre com o dinheiro dos cidadãos" Será que ocorrerá uma nova REVOLUÇÃO FARROUPILHA? Não se pode aceitar que 58% do que pagamos de impostos fiquem para o Governo Federal, 24% para os Estados e apenas 17% retornem aos cofres do município!
Isso é um Crime! Vamos dar um Basta nessa Vergonha! Democracia? Que Democracia é essa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário