sexta-feira, 26 de março de 2010

*****52º Congresso de Vereadores das Câmaras do RS*****


    Durantes esses três dias estive na capital para a realização do do 52º Congresso de Vereadores promovido pela UVERGS - União dos Vereadores do Rio Grande do Sul. Pelo segundo ano consecutivo tenho a satisfação de participar desse evento pelo que representa para aqueles que buscam se aperfeiçoar para levar as comunidades de suas cidades um trabalho com qualidade.

    Dentre os temas abordados em 2010, tivemos a questão da Segurança Pública, onde foi demonstrado o planejamento e a operacionalização do sistema como um todo. Mas vale destacar que infelizmente a questão que abrange a remuneração das polícias ainda é caótica!

    Outro Painel importante foi "Construindo a Idéia de Patrimônio onde se falou de como tratarmos e valorizarmos o passado no que diz respeito a obras históricas que contribuem até hoje para o desenvolvimento de uma cidade. Seja através da Lei de Tombamento, da Restauração, enfim, darmos o tratamento adequado para a nossa história! Estou voltando com várias idéias e em breve colocaremos em pratica o que entendemos bom para Uruguaiana! Além é claro, intensificar a luta pela reativação do Conselho de Cultura!

Na foto (1ª da esquerda para a direita), Professora Maria Beatriz Kother - Diretora do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.

    Em um outro painel tivemos a presença do atual Secretário de Saúde do RS que falou sobre "Mortalidade Infantil e o trabalho que vem sendo realizado pelo atual governo. Na oportunidade falou-se também da questão da descentralização de problemas importantes com destino a capital. Antigamente quando as pessoas tinham que tratar da saúde em razão da gravidade, inevitavelmente se destinavam a Porto Alegre. Ainda hoje ocorre isso, mas com menor volume, pois, de duas décadas para cá o entendimento é que esse serviço deve ser Regionalizado. Foi nesse momento fiz a reinvindicação para que a Fronteira Oeste obtenha urgentemente um trabalho especializado para Tratamentos de Radioterapia e Quimioterapia para o Combate ao Câncer.


    Nesse mesmo encontro, foi lançado uma notícia que nos deixa intrigado. Hoje, em razão de ações judiciais o Estado paga mais de R$ 160.000.000,00 (cento e sessenta milhões) para tratamentos com remédios em experimentação. Até aí tudo bem? Nada bem porque segundo o Secretário, 95% desses tratamentos são INEFICAZES. Poxa vida, temos que ter fé sempre, mas me parece que existe nesse interim uma questão muito mais comercial do que a cura do paciente! 

    Durante o Congresso se debateu também o "Agronegócio e o desenvolvimento sustentável no RS" e um tema que está em evidência para nosso jovens que é a "DROGA CRACK" - depoimentos e relatos do que tem acontecido em razão dessa poderosa droga nos deixa cada vez mais em ALERTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário