sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Amigos da Trilha/Rio Uruguai e Setor Orizícola

Na manhã de quarta-feira (16), recebi no gabinete a visita dos integrantes do grupo Amigos da Trilha – Feras da Lama, formado por motociclistas que, movidos pelo esporte, realizam trilhas nas margens do Rio Uruguai.
O grupo de trilheiros é presidido pelo Sr. Valter Preusler e formado por empresários e profissionais liberais que aliaram o gosto pelo esporte à necessidade de cuidado com o meio ambiente. Além de participarem de eventos motociclísticos em outros municípios, difundindo o nome de Uruguaiana, realizam atividades de recolhimento de lixo jogado irresponsavelmente na natureza pelos locais onde passam.
         
 Na visita, o grupo solicitou apoio ao evento “Trilhão de Uruguaiana”, que pretende realizar no mês de março às margens do Rio Uruguai e que deverá reunir em torno de duzentos motociclistas trilheiros de Uruguaiana e de outros municípios.
        
Me coloquei à disposição para gestionar junto aos órgãos públicos o apoio necessário à realização do evento.

Já no dia (14) terça feira, participei da 2ª Mostra de Inovação Tecnológica da empresa Agroplan, que se realizou na Agropecuária Touro Passo. Na oportunidade, pude conhecer o projeto apresentado por técnicos da Unipampa que possibilita economicidade de energia elétrica e também um controle maior do consumo de água na lavoura, além de várias técnicas que a empresa Agroplan oferece a seus clientes.
 
 E na quinta feira (17), estive na FEPAGRO onde foi realizado o Dia de Campo Regional da Fronteira Oeste, promovido pelo Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), em parceria com a Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, evento que oportunizou a apresentação das principais tecnologias que estão sendo utilizadas na lavoura de arroz irrigado.
         
Estavam presentes no evento, além de produtores de toda região, vários representantes de entidades ligadas ao setor orizícola. 
     
Creio que eventos como estes “oportuniza conhecer e estar atualizado aos principais acontecimentos do setor arrozeiro que é uma das bases da economia de nosso município e do Rio Grande. Infelizmente o cenário atual para os produtores rurais tem sido prejudicado tanto pelo preço da saca, mas principalmente pela falta de uma Política Agrícola por parte do governo federal que valorize o produtor, além da concorrência desleal frente a países do Mercosul no que diz respeito a ausência de isenções fiscais em relação a produtos que envolvem toda a cadeia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário