quinta-feira, 3 de junho de 2010

Gaúcha Debates com Lasier Martins

    A noite de terça-feira (1), o salão do Colégio Marista Sant'Ana ficou lotado durante o "Gaúcha Debates com Lasier Martins. O evento é realizado pela Rádio Gaúcha e tem o apoio da FAMURS e da RBS TV.

    O debate contou com a presença de líderes de setores, tais como: José Carlos Becker - Presidente da Associação Brasileira dos Trasportadores Internacionais (ABTI), Walter Arns - Presidente da Associação dos Arrozeiros, Fernando Menezes - Zootecnista e Membro da Emater e o Professor Santana da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).

    O objetivo proposto pelo debate foi entender um pouco melhor os problemas vividos pela região da fronteira-oeste e possíveis soluções a curto e médio prazo.


    Em síntese, falou-se da importância das estradas estarem em condições para que o país cresça e se desenvolva, de forma que haja investimentos em recursos técnicos, capacitação e redução no tempo médio na liberação das cargas. Importante lembrar também, a falta de fiscais da Receita Federal que hoje são apenas quinze (15), quando no mínimo deveríamos ter quarenta (40) para a realização do trabalho.


    Mas além de tudo isso, a falta de infra-estrutura de nossas estradas perante o enorme movimento de caminhões pelas BRs 290 e 472 ainda é o grande problema. Hoje são cerca de 15.000 caminhoneiros que cruzam mensalmente a Ponte Internacional Uruguaiana/Paso de Los Libres fazendo com que haja a necessidade urgente de duplicação da rodovia. Ademais, vale ressaltar que somente o transporte, através do despacho aduaneiro deixa mais de 1.200.000.000.00 (um bilhão e duzentos milhões de reais) aos cofres do Governo Federal. No que diz respeito ao Setor Primário, mais uma vez ficou caracterizado os altos (exorbitantes) índices aplicados na cobrança de impostos sobre o produto exportado para fora do país. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, divulgado em Fevereiro de 2010, a exportação de arroz foi elevada, de 800 mil toneladas, em janeiro, para 850 mil toneladas. Portanto, os produtores além da preocupação em si do plantio da lavoura, a questão climática, ficam engessados com os altos impostos que são cobrados. Vale registrar também as péssimas condições de nossas estradas vicinais por onde ocorre o escoamento da safra de arroz.

  Durante quase dez minutos tive a chance de participar e fazer algumas ponderações, tais como:

   É muito importante a reativação da nossa Usina, tanto para a arrecadação do município (gira em torno de 12 milhões de reais ano), quanto para o fornecimento de energia, uma vez que, em sua capacidade plena pode gerar até 15% da energia do Estado do Rio Grande do Sul. No entanto, fica muito difícil de entender a principal função de sua existência, que é a geração de emprego e renda. Porque digo isso? Pelo simples fato que existe uma restrição federal que "inibe ou melhor, proíbe a vinda de empresas de grande porte e multinacionais em razão que até 150km da faixa de fronteira não podemos ter maiores investimentos". Ou seja, a região da fronteira está totalmente prejudicada enquanto não se revogar esse absurdo!

    Levantei a questão da Educação, seja com a criação de Escolas Técnicas e também com um novo modelo, mas que foi idealizado por um antigo político, o saudoso "Leonel Brizola" que visualizava a Escola em Tempo Integral para as crianças e adolescentes! A criação de novos e valorização dos Conselhos Tutelares e o Planejamento Familiar. Fora isso, dar condições de estudo aos acadêmicos da Universidade do Pampa (UNIPAMPA).

    E por último, algo que se arrasta por anos que é a necessidade da REFORMA TRIBUTÁRIA! Na oportunidade até brinquei dizendo o seguinte: "os heróis farroupilhas devem estar se remexendo em baixo da terra em razão de tamanha discrepância que ocorre com o dinheiro dos cidadãos" Será que ocorrerá uma nova REVOLUÇÃO FARROUPILHA? Não se pode aceitar que 58% do que pagamos de impostos fiquem para o Governo Federal, 24% para os Estados e apenas 17% retornem aos cofres do município!

    Isso é um Crime! Vamos dar um Basta nessa Vergonha! Democracia? Que Democracia é essa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário