sábado, 26 de junho de 2010

Rua da Cidadania/Uruguaiana


   O sábado em Uruguaiana ficou marcado pela realização da RUA DA CIDADANIA no Parque Dom Pedro II, nosso querido PARCÃO. Milhares de pessoas passaram pelo local, momento que puderam confeccionar documentos (identidade, CPF, certidões etc) e terem acesso ao atendimento de saúde (exames oftalmológicos, odontológicos etc). 

    Além disso, a comunidade pode observar alguns trabalhos que vem sendo realizado em nossa cidade...


    Equipe da EMATER, que tem por objetivo promover ações de assistência técnica e social e de extensão rural cooperando no desenvolvimento rural sustentável.
  
     Dentre os trabalhos demonstrados, pode-se citar o plantio protegido de hortaliças onde os técnicos apresentavam, por meio de uma maquete de estufa, formas de cultivo e o Relógio do Corpo Humano, com a utilização de plantas bioativas – um horto circular com mudas que representam os principais órgãos e sistemas do corpo humano.


    A Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguaiana levou o PROJETO ESCOLA DE TURNO INTEGRAL, que tem por objetivo despertar e transformar conhecimentos básicos que beneficiem e estimulem a permanência da família no meio rural.

    Além do conhecimento propriamente dito "dentro da sala de aula", a escola oferece aos alunos e pais Oficina de Leitura e Escrita, Oficina de Matemática, Oficina de Artesanato, Oficina de Recreação, Oficina de Animais de Pequeno Porte e Oficina de Meio Ambiente.


    JUCERGS - Junta Comercial do Rio Grande do Sul - através do atendimento do simpático Sr. Leo levou até os cidadãos informações objetivando agilizar as solicitações de inscrição de Empresário (extinta firma individual).

    O site http://www.jucergs.rs.gov.br/ está à disposição dos interessados.



    Acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - deram uma demonstração da importância do potencial da nossa região, além de projeto de criação de capivaras, rãs e peixes (sendo que Uruguaiana é o único projeto no Brasil realizado em água doce). Ao final comentarem sobre o Rio Uruguai e a importância deste para os uruguaianenses, no entanto, parece que a recíproca não é a mesma!


    Estiveram também na Rua da Cidadania equipe do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que tem por objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os 6 anos de idade.

    Esse trabalho é uma Política Pública pioneira no Rio Grande do Sul, cuja Lei 12.544 foi sancionada em 3 de Julho de 2006.


Betina Serpa, amiga e jovem entusiasta que esteve realizando um trabalho junto a
Floricultura 
"Arte no Verde"



                                   
Respeite as Leis de Trânsito!







Nenhum comentário:

Postar um comentário