quinta-feira, 15 de julho de 2010

AGENDA 21

    No início da noite de hoje (14), foi realizada uma importante Audiência Pública sobre a "Agenda 21" na Câmara de Vereadores.

    A "Agenda 21" é um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade podem cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.


    Durante a Audiência palestrou o Sr. Daniel Rubens, Professor da Faculdade Unijuí, de forma didática e objetiva mostrou "os caminhos a serem trilhados por nós seres humanos para que haja um equilíbrio entre desenvolvimento ecológico, desenvolvimento comunitário e desenvolvimento econômico na busca de uma melhor qualidade de vida"

    As ações prioritárias da "Agenda 21" brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Ademais, vale ressaltar que no âmbito restrito, busca-se criar uma  "Agenda 21" LOCAL, que é o processo de planejamento participativo de um determinado território (cada cidade) que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário