segunda-feira, 25 de outubro de 2010

IV BARRA EM CANTO E DISTRITO DO PLANO ALTO

     Na noite de sexta-feira (22), prestigiei a abertura da IV Barra em Canto na Barra do Quaraí, data na qual se comemorou também os 15 anos de Emancipação Política da cidade.
Prefeito da Barra do Quaraí Maher Jaber

     O Barra em Canto é um festival de música nativista que tem por objetivo resgatar e cultuar os costumes e as tradições do povo rio-grandense através da música.
     De Parabéns aos organizadores, artistas e cidadãos Barrenses que a cada ano fortalecem mais o evento na Fronteira-Oeste.


No domingo (24), fui até o Distrito do Plano Alto para participar do evento promovido pela Associação de Moradores do Plano Alto "Dona Beda" e comunidade em geral.


A festa teve como público alvo as crianças, uma vez que, no dia 12 passado comemorou-se o Dia das Crianças.
 A gurizada teve palhaço, pula-pula, salgadinhos e muito algodão doce.

Na oportunidade constatamos algumas necessidades que estão passando os moradores daquela comunidade (vale registrar que o Distrito fica acerca de 80Km da cidade e possui estrada vicinal "brete" em péssimas condições), portanto, as coisas tendem a serem mais difíceis de acontecer.

Muitas coisas já foram obtidas, como por exemplo: Posto de Saúde; Viatura para a área da Segurança Pública "Brigada Militar"; Ambulância, mas ainda está longe do ideal, falta farmácia, esgotamento sanitário, geração de emprego e algumas outras questões que estão sendo trabalhadas a curto e médio prazo.

Entre os problemas enfrentados atualmente e que pode ser resolvido com boa vontade está a questão da coleta do lixo, no qual entrei com requerimento para a Sessão Ordinária dessa terça-feira próxima (26), que encaminha correspondência ao Prefeito  Felice, solicitando que o mesmo determine um mecanismo, estrutura, logística para o recolhimento do lixo produzido diariamente na localidade do Plano Alto.

A justificativa dá-se, que a prefeitura não disponibiliza o recolhimento do lixo produzido pelos moradores, o que ocasiona diversos problemas aos que lá residem. 

Ademais, o fato de os próprios moradores fazerem o “descarte”, muitas vezes, através da queima do lixo produzido, não é a maneira mais adequada, prejudicando o meio ambiente.

Também, se existe uma coleta periódica do lixo em outras localidades, é justo que ocorra no Plano Alto, uma vez que, os moradores daquele distrito merecem o mesmo tratamento.

Um comentário: