sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Plano Diretor = Desenvolvimento de Uruguaiana/RS

    Na noite de quarta-feira (20) por proposta minha a Mesa Diretoria, a Câmara Municipal e o Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Uruguaiana encaminharam ao prefeito Felice ofício solicitando a imediata instalação de uma comissão para retomar os trabalhos de elaboração do anteprojeto do novo Plano Diretor do município. O encaminhamento da solicitação foi proposto e aprovado pelos participantes da audiência pública, para debater questões relativas ao tema.


     A audiência pública, presidida por mim, contou com a presença de vereadores, representantes de diversas entidades sociais e profissionais como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Contabilistas, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Uruguaiana, Movimento Nacional pela Moradia, Associações de Moradores de Bairros, Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), além de moradores.


    O arquiteto Carlos Prudêncio, especialista em questões urbanísticas, alertou para a complexidade do trabalho de elaboração do projeto. “É uma tarefa complexa e demorada, requerendo a realização de várias audiências públicas para traçar as novas diretrizes do ordenamento urbano, rural e ambiental de Uruguaiana".

    O prazo para a aprovação do novo Plano Diretor se esgotará em outubro de 2011 e o município pode ser penalizado pelo Governo Federal com a suspensão de repasses de verbas federais para programas sociais de moradia e saneamento caso o projeto não seja aprovado até a data limite. Vale resgistrar ainda, que o Plano Diretor tem relação a tudo aquilo que envolve a sociedade, ou seja, Infra-Estrutura, as Politicas Sociais (Cultura, Educação, Saúde, Segurança Pública etc), e o Desenvolvimento Econômico como o Setor Primário, Transporte, Comércio...em resumo é o desenvolvimento da nossa cidade em debate urgente!

2 comentários:

  1. Manda bala, alguém tem que fazer as coisas nesta cidade. Se deixar para os que aí estão... não sai do papel. Alías, nem para o papel vai!

    ResponderExcluir